sábado, 14 de março de 2009

Psicomotricidade na Educação Infantil


Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.
O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo.
Bons exemplos de atividades físicas são aquelas de caráter recreativo, que favorecem a consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e mental, a melhoria da aptidão física, a socialização, a criatividade; tudo isso visando à formação da sua personalidade.
SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PSICOMOTORES: engatinhar, rolar, balançar, dar cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão e materiais variados (passeios ao ar livre), subir/ descer entre outras.
Pode-se afirmar, então, que a recreação, através de atividades afetivas e psicomotoras, constitui-se num fator de equilíbrio na vida das pessoas, expresso na interação entre cognição e corpo, a afetividade e a energia, o indivíduo e o grupo, promovendo a totalidade do ser humano.


Texto adaptado por Cristina Dias.

8 comentários:

  1. Cristina seu trabalho com as crianças tem um grande valia...
    parabens
    pelo seu lindo trabalho
    bjux

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu trabalho, enfatizando a coordenação motora como ferramenta para o melhor aprendizado da criança.
    Edith Albernaz

    ResponderExcluir
  3. Cristina,
    Parabéns pelo trabalho com as crianças. Suas aulas de educação pelo movimento dão sentidos e significados aos movimentos, além disso possibilitam que as crianças adquiram aquisições não motoras, como exemplo as intelectuais e as sociais.
    Continue com esse trabalho marivilho, propiciando um desenvolvimento infantil cada vez mais significativo.
    Conte comigo!
    Abraços,
    Driele

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho!!
    Suas aulas de educação pelo movimento são muito importantes para o desenvolvimento psicomotor das crianças! Muitos acreditam que é "bobeira", mas para nós Educadoras que lemos e estudamos sabemos quão importante são essas aulas! Desde o momento de segurar o lápis na hora da atividade até o momento de trocar a roupa para o esporte!! :D

    Parabéns mais uma vez! Sucesso sempre!!

    Beijos, Tatiana!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo trabalho, parabéns!
    Poste mais a respeito deste tema, acho muito interessante.

    Bjo
    http://prof-zanzini.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, realmente a educação pelo movimento e desenvolvimento da criança se dá atraves da psicomotricidade, que é um tipo de atendimento voltado a diversas atividades corporais, alem de aumentar a capacidade do individuo de se interagir, esse atendimento nao envolve somente o aspecto motor mas tambem a intelectualidade, afetividade, emoção e personalidade que sao de extrema importancia na funçao motora!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas sobre psicomotricidade, vou trabalhar essa parte na escola que trabalho, gostaria muito de sua ajuda com mais dicas se possivel. meu blog é contacaodehistoriasnaescola.blogpost.com adoraria receber sua visita um abraço.

    ResponderExcluir
  8. MUITO BOA SÍNTESE! OBRIGADA

    ResponderExcluir